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Quero gravar uma música escrita por outra pessoa. Como devo proceder?

Revista UBC: Primeiramente, é sempre necessário obter uma autorização formal e por escrito dos titulares dessa obra (compositores e, se houver, também a editora que edita a obra). Caso você não saiba quem são esses titulares, pode utilizar a ferramenta Consulta Web no site da UBC: ubc.org.br/consulta. Lá, consegue verificar não só quem é o autor, mas também se há uma editora vinculada àquela obra. Se houver, será ela a responsável por tramitar a autorização.

Aliás, sobre a autorização, lembre-se de que ela pode ou não ser concedida. Portanto, é aconselhável só começar a fazer a produção e a gravação da faixa depois de ter o ok por escrito, evitando, assim, perder tempo e dinheiro.

Autorização obtida, gravação feita, é importante cadastrar o fonograma (ou seja, a obra gravada) no Portal do Associado da UBC. Lembre-se de que quem faz esse cadastro é o produtor fonográfico, que é o proprietário da gravação.

Uma vez dentro do portal, acesse Cadastro Web > Cadastrar um novo fonograma. Ali, preencha os campos Dados do Fonograma e Corpo do Fonograma. Em seguida, vá até a aba Envio de Áudio | Autorização. Ali, você pode optar por anexar o próprio áudio da gravação, mas essa inclusão é opcional. Obrigatório mesmo é anexar a autorização que você obteve lá atrás com o titular da obra. Sem ela, não será possível concluir o processo.

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